Laboratório de Máquinas-Ferramentas

Escola de Engenharia de São Carlos

Universidade de São Paulo

Multiusuário

O Laboratório de Processos de Fabricação tem uma gestão multiusuária que visa atender ao público interno e externo da USP na área de fabricação mecânica e metrologia, de modo a alcançar a máxima qualidade dos serviços executados, atender aos prazos, preservar a infraestrutura do laboratório e a integridade física do usuário, por meio de requisitos de segurança do trabalho exigidos pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e pelo Serviço de Engenharia, Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da USP-São Carlos.

As reservas dos equipamentos pelo público interno da USP poderão ser realizadas acessando o Termo de Responsabilidade. As demandas externas são encaminhadas diretamente para o Coordenador do LPF, Prof. Assoc. Alessandro Roger Rodrigues, e-mail roger@sc.usp.br, para fornecimento de pré-orçamento e disponibilidade de agenda dos equipamentos e técnicos. Deverão ser fornecidas informações atinentes aos serviços solicitados, tais como equipamentos pretendidos para uso, quantidade de peças, tempo estimado de fabricação ou caracterização metrológica, entre outros. Quaisquer tipos de produção científica, tais como artigos em periódicos e conferências, dissertações e teses, entre outras, deverão constar agradecimentos ao LPF.

Clique aqui para conhecer as outras Centrais Multiusuário da EESC.


Para usufruir das facilities do LPF, os usuários deverão ser devidamente cadastrados por meio do site do laboratório.

Além do cadastro dos usuários, deverão ser fornecidas informações atinentes aos serviços solicitados, tais como equipamentos pretendidos para uso, quantidade de amostras, tempo estimado de utilização dos equipamentos, fornecimento ou não de insumos para emissão de orçamento, quando for o caso.

Os equipamentos serão reservados conforme agenda do laboratório.

Conforme Termo de Responsabilidade (disponível no site do LPF), os usuários serão responsabilizados por eventuais quebras ou avarias de algum item do laboratório em uso pelo interessado, visando a reposição do item avariado ou a manutenção de máquinas e equipamentos.

Somente poder-se-á confeccionar peças no laboratório seguindo-se rigorosamente documentos técnicos relativos à fabricação mecânica, tais como desenhos técnicos previamente elaborados conforme as Normas ABNT, com indicações das dimensões, quantidades, materiais etc, assim como, tolerâncias dimensionais, tolerâncias geométricas e estados de superfície, quando for o caso.

É expressamente obrigatório o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) durante a permanência do interessado no laboratório, dentre os principais, óculos de segurança, calçado fechado rígido e protetores auriculares (quando for o caso). É exigido dos usuários o uso de calça, camisa ou jaleco fechados. Para exercer a atividade pretendida, o interessado deverá atender a todos os requisitos de segurança exigidos pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), regulamentados pelo Serviço de Engenharia, Segurança e Medicina do Trabalho ‑ SESMT, da Universidade de São Paulo, Campus de São Carlos.

CENTRO DE USINAGEM CNC

O centro de usinagem é fornecido pelas Indústrias ROMI S.A. Apresenta cone do eixo-árvore ISO 40, 4 eixos, mandril BT, faixa de rotações de 10 a 10.000 rpm, potência do motor principal CA de 15 kW (20 CV), potência total instalada de 30 kVA, avanço rápido em X, Y e Z de 30 m/min, avanço de corte máximo programável de 20 m/min, superfície da mesa de 840 mm x 500 mm, sistema de refrigeração de corte com pressão de 2 bar, vazão 20 litros/min e tanque removível com volume de 300 litros, CNC GE Fanuc 0i-MC, carrossel/magazine com capacidade para 20 ferramentas, tempo de troca de ferramenta de 5,5 segundos, diâmetro máximo da ferramenta de 160 mm com alojamentos adjacentes vazios, comprimento máximo da ferramenta de 254 mm, cursos em X, Y e Z de 600, 530 e 580 mm, respectivamente.

TORNO CNC

O torno CNC é fabricado pelas Indústrias ROMI S.A. Apresenta faixa de rotações entre 4 e 4.000 rpm, potência do motor principal CA de 9 kW (12,5 CV), potência total instalada de 20 kVA, nariz do eixo-árvore ASA 2-5", CNC Siemens Sinumerik 828D, comprimento entre pontas de 1.000 mm, diâmetro do furo do eixo-árvore de 53 mm, diâmetro admissível sobre o barramento de 430 mm, diâmetro admissível sobre o carro principal de 200 mm, curso transversal do carro (eixo X) de 220 mm, curso longitudinal do carro (eixo Z) de 1065 mm, avanço rápido em X e Z de 10 m/min, placa hidráulica de 3 castanhas moles e duras, torre elétrica de eixo horizontal de 8 posições, seção do porta-ferramenta quadrada de 25 mm x 25 mm e redonda de diâmetro de 25 mm.

MÁQUINA DE MANUFATURA ADITIVA
(projeto EMU-PMP Chamada 2023 em análise pela FAPESP)

A máquina de manufatura aditiva Binder Jetting é fornecida pela empresa Desktop Metal Inc. Apresenta dimensões de 823 mm x 529 mm x 948 mm (largura x profundidade x altura), tipo desktop, modelo Studio System 2 Printer, altura da camada de impressão entre 0,050 e 0,150 mm, peso máximo da peça de 6 kg, envelope de trabalho de 200 mm x 200 mm x 300 mm, mesa aquecida a 70ºC, bocal de aspersão de 0,25 mm de diâmetro (alta resolução), impressão de metal com ligante polimérico, software dedicado com conexão wireless e ethernet, e forno tipo desktop para sinterização.

MICROFRESADORA
(projeto EMU-PMP Chamada 2023 em análise pela FAPESP)

A microfresadora CNC é fabricada pela empresa Minitech Machinary Comporation. Apresenta dimensões de 1143 mm x 814 mm x 1800 mm (largura x profundidade x altura), tipo desktop, modelo Mini-Mill/GX, controlador servo-avançado de 5 eixos, sensor para setup da ferramenta, rotação do eixo-árvore de precisão de 80.000 rpm com 350 W, microscópio USB acoplado e morsa de precisão para fixação da peça.

Visa regulamentar o uso dos equipamentos multiusuários, definindo critérios e normas de utilização, prover as devidas manutenções periódicas preventivas e corretivas, estabelecer os valores das taxas de uso e suas classificações conforme o solicitante (interno ou externo).

Membros

Prof. Dr. Alessandro Roger Rodrigues (Manufatura) - EESC/USP - Presidente do Comitê Gestor

Prof. Dr. Leopoldo Pisanelli Rodrigues de Oliveira (Dinâmica) - EESC/USP

Profa. Dra. Debora Carneiro Moreira (Térmica) - EESC/USP

Prof. Dr. Eraldo Jannone da Silva (Manufatura) - EESC/USP

Objetiva regular o uso do espaço físico e equipamentos multiusuários, garantindo o acesso de usuários, avaliando os serviços prestados e elaborando relatórios a serem reportados ao Comitê Gestor, além de atender ao Plano de Gestão ou sugerir mudanças em seu conteúdo visando o aprimoramento dos atendimentos.

Membros

Prof. Dr. Carlos Eiji Hirata Ventura (Manufatura) - UFSCar

Prof. Dr. Arthur Vieira da Silva Oliveira (Térmica) - EESC/USP

Prof. Dr. Fábio Romano Lofrano Dotto (Elétrica) - EESC/USP

Prof. Dr. André Capaldo Amaral (Saúde) - UNIARA